Expresso Produções

Baú de Histórias infantis


contação de histórias

Baú de Histórias Infantis - contos de autores dramatizados.

Clipping  –  Vídeos  –  Fotos  – Apresentações Realizadas  –  Agenda

DESCRIÇÃO

O espetáculo é formado por pequenos contos, histórias e poemas intercalados com músicas voltadas para o público infantil, muitas delas já conhecidas pelas crianças, que participam da peça cantando junto com as personagens.

OBJETIVOS

– Despertar a imaginação das crianças através da contação de histórias, fazendo com que elas criem a ludicidade através da sua própria imaginação e não sejam “enganadas” pelos atores, como normalmente acontece no teatro;

– Aproximar a criança de obras infantis, e autores importantes da literatura brasileira;

– Mostrar a possibilidade de criar objetos de cena com materiais recicláveis.

O DESENVOLVIMENTO DO ESPETÁCULO

A peça inicia com a música “Canto do povo de um lugar”, de Caetano Veloso. Durante a música um dos atores entra em cena dançando e interagindo com as crianças. Enquanto isso, o outro ator entra em cena com uma mala cheia de objetos que serão utilizados durante as histórias a serem contadas. A mala é aberta, despertando o interesse das crianças. Ao final da música um dos atores recita um pequeno poema do autor Mário Quintana:

“As pessoas sem imaginação podem ter tido as mais imprevistas aventuras, podem ter visitado as terras mais estranhas. Nada lhes ficou. Nada lhes sobrou. Uma vida não basta apenas ser vivida: também precisa ser sonhada.”

A primeira história contada é da autora Sylvia Orthof e se chama “Maria Vai com as Outras”. Logo em seguida entra a música “A Barata Diz Que Tem” de Pedro Lima Pierre, cantada por um dos atores e dramatizada pelo outro ator que entra em cena. A terceira história se chama “Velha História” do autor Mário Quintana, e acontece da mesma forma que as outras, contada por um dos atores e dramatizada com os objetos pelo outro ator. O ator-contador finaliza essa história com a música “Peixe Vivo” do Grupo Palavra Cantada. E para finalizar as histórias, cantada e dramatizada, a música “Rato” do Grupo Palavra Cantada. Por fim, os atores entram em cena com a música “Canto do povo de um lugar”, despedem-se das crianças arrumando a mala e mostrando todos os objetos que foram utilizados nas cenas e saem levando a mala e suas histórias dentro dela.

DIREÇÃO E ELENCO: Alê Gandolfi e Gilca Rigotti

DURAÇÃO: 40 Minutos

RECOMENDAÇÃO ETÁRIA: 02 a 09 anos (Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental)

Deixe um comentário